sábado, 1 de novembro de 2008

As You Desire It

A propósito da alegada popularidade das leis e inspecções anti-tabagísticas, vários Amigos mencionaram a inquirição falseadora dos resultados, segundo o objectivo atingir. É dos livros, Sir Humphrey explica como.
Em se tratando de preferências partidárias, não já medidas a tomar, é um pouco diferente, mas a verdade é que os inquéritos de opinião também falham. O problema é que ficar dependente dessa esperança é muito pouco, quando a margem é tão grande que não se pode dar a clássica resposta "as nossas sondagens indicam outro resultado", É o caso da campanha de McCain, que, neste momento, reconhece esperar um milagre. O que me leva a reflectir sobre como este passou a designar apenas o sobrenatural, omitindo o pormenor de Deus, sobre Quem nenhum candidato reteria o monopólio. E a lamentar que se haja banalizado a noção. Caso seria para dizer com Chesterton, que "acredito em milagres, acredito que há tigres que comem homens, mas esses não se encontram por aí". Por isso não me apanharão a comentar números de sondagens.

4 comentários:

Marie Tourvel disse...

Eu ainda tenho uma boba esperança de que o americano na hora do vamos ver deposite seu voto em McCain. :)
Beijinho

Paulo Cunha Porto disse...

Querida Marie Tourvel,
um observador português muito informado, Manuel de Lucena, defendeu durante bastante tempo essa hipótesee. Mas parece que já está convencido. É certo que McCain é daqueles políticos que conseguem melhores resultados do que previsões, mas, desde que a crise financeira eclodiu, não parece que chegue para ganhar.
Beijinho

Bic Laranja disse...

Mas o Bama não ganhou há já tanto tempo? É que nas notícias...
Cumpts.

Paulo Cunha Porto disse...

Meu Caro Bic,
as eleições de Setembro e as de Outubro, sem dúvida. Vamos ver as de Novembro.
Abraço