terça-feira, 25 de novembro de 2008

Maneiras e Maneirismos

Mesmo a calhar para estes tempos em que águas e frialdades ameaçam de todo o lado com ejaculações nasal-bocais de micróbios, desde já fica a minha Saúde! a Todos os constipados do Dia. Sim, porque nunca tolerei o Santinho! tão difundido, abreviação do Deus o faça um Santo!, correspondente ao popular T´arrenego Inimigo!, ou o God Bless You! inglês que supõe o Diabo por detrás de cada espirradela, tal como os Judeus Antigos lhe presumiam a Morte espreitando, apesar de nas Escrituras apenas se falar do tema num regresso à vida, nas sete vezes seguidas que o Filho de Sunamite espirrou, ao ser ressuscitado por Elias.
Talvez não seja estranha a desconfianças destas a vigilância do Papa S. Gregório Magno, O Qual mandou ensinar uma prece para emprego dos que espirrassem e para salvação das suas almas, numa concepção do Cristianismo inteiríssima, de corpo e Espírito, com directa influência na «Litania do Espirro», recitada pelos Descobridores Espanhóis a cada atchim que os assaltava e que, segundo Fernando de Sotto, os deixou abismados, quando constataram procedimento semelhante nos índios centro-americanos, sem conhecimento da Revelação.
Mas está visto que à preguicite da Tugolândia conviria era a crendice de alguns povos do Industão, onde homem que espirrasse ao levantar prescindia de trabalhar durante todo o dia... Ligando à imagem, há sempre quem leve a polidez às últimas consequências...

9 comentários:

Patti disse...

Eu tive uma professora de Biologia no colégio, que sempre nos corrigia quando diziamos 'Santinho', a uma colega que espirrava.

Que era má educação nossa, fazer centrar a atenção dos demais, em alguém que expulsava um som fisiológico inato e inadequado, como todos os barulhos que nos saem do organismo.
Não é fantástico?

O que eu sei, é qeue nunca digo 'Santinho', devido à professora Lídia.

Gi disse...

Eu digo: "Saúde"!

LADY-BIRD, ANTITABÁGIKA, FÃ DO JOMI LOL E JÁ AGORA DOS NOSSOS AMIGOS ANTI-TECNOLOGIAS: MARCHANTE (se não existissem tinham que ser inventados) disse...

O melhor, é qundo se diz: "Santinho" e alguém responde: "de pau carunchoso!"...lol

Eu digo "Santinho", e pela minha vivência noto que as pessoas do Norte tendem a dizer "Saúde", mas tanto se me dá como se me deu...lol

Tenho uma colega, que espirra e ela própria diz para ela baixinho, "santinha"... lol

Beijinho

Anónimo disse...

Eu, como tenho mau feitio, costumo dizer: "Era precisa essa chinfrineira?"

Ka disse...

Eu digo santinho...ou então viva, quando sei que a pessoa embirra com a primeira expressão (sim há quem embirre e diga que a religião não tem nada a ver com o assunto).

Beijinho

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

eu não digo nada, tambem embirro com essas expressões, lembro a sua origem, óbvio.

beijinho, querido paulo

Maria de Fátima Filipe disse...

Ai pela sua saúde, querido Paulo, tire-me este homem da frente... atchim, atchim!

Paulo Cunha Porto disse...

Viva a D. Dulce, Querida Patti, era o complemento de sonho desta vídeo pedagógico. A urbanidade de quem deixa escapar os perdigotos deve ser contrabalançpada pela dos circunstantes.

Meu Caro José Enrique,
lá irei, com todo o gosto.

Querida Gi,
dizemos então os dois. E desejamos, o que ainda é melhor.

Querida Lady Bird,
isso é que é uma pessoa delicada para com ela própria!Faz-me lembrar as que se identificam como Sr.(ª), mais as indicações académicas...

Meu Caro Mialgia,
Céus! E nunca apanhou quem levasse a mal essa ordem para baixar o volume?

Querida Ka,
imagino que a reserva provenha tanto dos anti-religiosos como dos ultras que não gostam de invocações em vão. Aos segundos pode contrapor o cuidado de S. Gregório Magno, aos outros a tendencial universalidade da resposta.

Querida Júlia, estou mesmo a ver que Se daria às mil maravilhas com o Amigo Mialgia...

Querida Ariel,
a Menina ainda tem a desculpa do contágio. Agora eu, dando alguma das respostas tipificadas, só a esfarrapada do mimetismo social...
beijinhos e abraços

Anónimo disse...

Claro que isto só se pode dizer a quem sei que não se ofende. Tenho a situação controlada. Louco, mas recuperável...