segunda-feira, 24 de novembro de 2008

A Dependência da Parúsia

Ambição, de Michel de RooijEstas expressões valem o que valem, mas sempre concordara com a força do dito do Professor Marcelo sobre nova candidatura sua à liderança do PSD. É que se Cristo descesse à Terra, o mundo tornar-se-ia pequeno demais para Ele e para as intrigas da política partidária. Todavia, numa recaída do despudor da vaidade, vê-se que a concepção que o Comentador tem dessa Segunda Via da Encarnação depende da própria vontade do putativo candidato e tem balizas temporais de oportunidade política. Como a cobra que não quer pregar no deserto onde estão semeadas lideranças, mas em túmulos, e ambiciona estreitar a relação com o mecanismo amplificador que lhe permia dar música a uma audiência vasta.
Numa coisa concordo, se voltasse a ser esta a condução Social-Democrata, seria péssimo sinal. As segundas oportunidades ao fracasso não auguram coisa boa, por muito que se tentem enfeitar com um paralelo à Nova Vinda do Salvador.

13 comentários:

Gi disse...

Marcelos Rebelo de Sousa é superior a Cristo, ele julga ser o próprio Deus!
Áté 2009 podem todos fazer o que mais lhes aprouver: Cristo não descerá à Terra, porque MRS não tem vontade que isso aconteça!
A partir daí venha o Diabo!

Ka disse...

Se por um lado com a faceta de professor que lhe é intrínseca (mais que o exercício da respectiva profissão), faz com que muitas pessoas fiquem a compreender o que se passa em determinados assuntos, por outro ele é quase maquiavélico na forma de direccionar opiniões e completatmente faccioso quando entramos nos seus ódios de estimação o que me deixa logo grandes reservas em acreditar nas coisas que diz...

Beijinho querido Paulo

Pedro Barbosa Pinto disse...

Será Vaidade ou Cagunfa, Paulo? Sendo a próxima vinda de Cristo para o Juízo Final, não estará MRS apenas temeroso de ser condenado a ficar como líder do PSD para a eternidade? Haverá pior Inferno? Ele lá sabe o que tem andado por cá a fazer.

Anónimo disse...

Caro Paulo,

O título deste postal vale mil palavras :-)

Vinha esta manhã no meu pópó e escutei as palavras da Divindade Anunciada e o meu comentário imediato foi: Agora já lhe apetece. Mas este gajo não se enxerga!?

A menos que já saiba que a RTP não lhe vai renovar o contrato de oráculo residente e o vai substituir pelo Sábio Humpty Dumpty Vitorino.

Abraço.

Patti disse...

Mas será que ele não vê que dirige muito mais à vontade assim, do lado de fora?

Anónimo disse...

É realmente espantoso que, em princípio, Cristo só volte a descer à Terra se e quando ele assim entender. Porém, o caso torna-se ainda mais bicudo por outro motivo: subsistirá o PSD até lá?...

Anónimo disse...

Há uma coisa que me preocupa. A ambição da serpente da imagem é de ter música que a encante e levante. Que instrumento agita o Marcelo?

LADY-BIRD, ANTITABÁGIKA, FÃ DO JOMI LOL E JÁ AGORA DOS NOSSOS AMIGOS ANTI-TECNOLOGIAS: MARCHANTE (se não existissem tinham que ser inventados) disse...

OLÁ PAULO... não me fale em Professor Marcelo... Professor? sabe debitar o livro que escreveu(Salgado Matos) na perfeição...
De resto é todos os anos a mesma campanha política, diz que dá valores aos alunos e que é muito bonzinho, mas ele dá é o tanas...
Sabe como é que eu o apelidei, no meu cérebro? O FALA BARATO... quando o vejo penso: "Lá vem o Fala Barato..." é que toda a gente lhe faz a vénia, e mesmo de outros partidos gostam dele lá na Faculdade (excepto claro o Professor Fausto Quadros, que tem inveja do outro ser tão popular)... a mim não me engana... ele que fique lá com o Direito Administrativo, que está lá muito bem... porque já fiz a cadeira, e espero não encontrar "as suas teorias" nos tempos mais próximos...

Eu não voto nele, o homem tem duas caras como o feijão frade...

BEIJINHO

ana v. disse...

O título do post é uma verdadeira trouvaille, Paulo!
E sabendo nós que o que se espera da Parúsia é "só" isto:

1. Os justos mortos ressuscitarão
2. Os santos serão transformados
3. Os justos serão levados ao Céu
4. Os ímpios serão destruídos
5. A terra ficará desolada, vazia
6. Satanás será preso

Ora, parece-me que tarefa é grande de mais para uma comadre como o MRS, que ainda por cima já mostrou bem o que (não) valia do lado do poder... e num partido no estado lastimoso e de intrigalhada em que já está o PSD, essa aquisição seria fatal!
Por mim, gosto de ouvi-lo e divertem-me os raciocínios intrincados (muitas vezes brilhantes), mas não lhe dou mais crédito do que isso.
Beijinho

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

u detesto, mas há quem adira facilmente a estes "fazedores de opiniães". é triste as pessoas terem memória curta, pois ele já lá esteve e o que fez?

enfim...
beijinho e bem querer

cristina ribeiro disse...

Mas também lhe digo uma coisa, Paulo, quer ele " decida" essa descida, quer não, o resultado será sempre equivalente: vamo-nos afundando com este ou com o outro partido que aparece, na prática deste quase-inferno, como alternativa.
Beijo

Paulo Cunha Porto disse...

É mesmo isso que sugere aquele discurso, Querida Gi. E, com todo o desconto a dar a uma figura de estilo, aquela reserva final de que não seria bom que descesse custa sempre ouvir na boca de um Católico praticante...

Querida Ka,
ah, sim, quem queira análises isentas, ou que o procurem ser, não deve bater àquela porta. Mas é puro espectáculo, vale como entretenimento.

Meu Caro Pedro Barbosa Pinto,
do ponto de vista dele, só vejo um verdadeiro Inferno com um acrescento - ter de se coligar ao Dr. Portas no resto da vida política de ambos. Mas isso talvez fosse eu nos sapatos dele, que o pragmatismo, esse eufenismo da falta de vergonha, ajuda a suportar muita coisa.

Meu Caro Mialgia,
as más línguas dirão que ele queimou e deixou alegremente arder as alternativas que passaram em procisão para se oferecer como a Reserva do partido por excelência. Já o Dr. Vitorino, esperto, certamente, é demasiado certinho e só está ali para Autoridade Reguladora ver. Em acabando o Outro, a RTP poupa umas massas...

Meu Caro JC,
grande questão!
E se de repente o PS se cindisse, com Alegre e o PSD se fragmentasse, com aqueles todos que sabemos? Será que as facções do centro de ambos fariam um partido de Governação à Israelita? Com Sócrates/Marcelo enlaçados?

Oh Rudolfo,
a doce flauta do Poder...

Querida Joaninha,
também fui aluno dele e até com uma notita. E gostava de o ouvir, porque ele tem vivacidade, nas aulas, como no comentarismo. Sobre o Direito é que não me peça para opinar, que seria meter-me por caminhos em que me perco...

Estás como eu, Querida Ana. E o próprio já reconheceu que a sua vocação é como entertainer, não como estadista. Mas já se sabe que a ambição faz mergulhar em águas muito menos tranquilas que as do poluído Tejo de anos atrás.

Querida Júlia,
só deixa fazer a opinião quem queira. O que observei nestes anos é que, normalmente, ou são pessoas cansadas do estilo mais compostinho, mas banal, ou juventude cheia de vontade de seguir-lhe as pisadas na ambição pessoal.

Querida Cristina,
agora é que A apanhámos na Verdade da Mensagem Tradicionalista?
beijinhos e abraços

cristina ribeiro disse...

Mas, Paulo, a minha postura é a de uma tradicionalista que quer conciliar a Tradição com o dia de hoje, sempre o disse.
Ao contrário do que o Paulo viu na minha fotografia de pequena, não gosto é de autoritarismos-...
Beijo