sábado, 13 de dezembro de 2008

O Virar da Página

De Lance LathropA morte do celebérrimo modelo fotográfico de Bondage, tanto em poses dominadoras como de submissão, merece breve reflexão sobre o seu papel. Quanto a mim foi o de trazer o Sadomasoquismo ao Mundo Pop, com certeza, mas por razão diversa da simples dimensão das imagens difundidas: ao combinar a mera plasticidade e divertimento específica de pin up, como ao corporizar, indistintamente, a postura activa e a passiva, veio substituir a dor pelo riso no apelo desta específica aba da Sexualidade. Uma espécie de meio caminho entre a viciação transmitida por Sade, assente na coacção e excitações unilateralmente impostas, por um lado, e a aceitação de privar-se de mais vontade do que a dessa própria transigência que joga com a força de prender pela radical disponibilidade, em «História d´O». Com Bettie nada disso havia, apenas a mera piscadela de olho que substituía as sujeições e os sentimentos. A que podia desfrutar de saída mais generalizada do que a da obsessão das elites culturais.

6 comentários:

LADY-BIRD, ANTITABÁGIKA, FÃ DO JOMI LOL E JÁ AGORA DOS NOSSOS AMIGOS ANTI-TECNOLOGIAS: MARCHANTE (se não existissem tinham que ser inventados) disse...

gostei da classificação: "danados para a brincadeira" lool... o Paulo é que é danano para a brincadeira...lol

Beijinho

LADY-BIRD, ANTITABÁGIKA, FÃ DO JOMI LOL E JÁ AGORA DOS NOSSOS AMIGOS ANTI-TECNOLOGIAS: MARCHANTE (se não existissem tinham que ser inventados) disse...

errata onde está "danano" leia-se "danado" (obviamente) lol
ando impossível...

Patti disse...

Ora analisemos: a Bettie fez o calendário de Miss Janeiro, morreu de pneumonia e as meninas das sextas estão todas ao léu, que ainda ontem me constipei.
Isto deve querer dizer alguma coisa.

Vesti-vos raparigas e tende cuidado com os vírus!

ana v. disse...

Também reparei que ela morreu de pneumonia, o que não deixa de ser irónico para quem ganhou a vida a ser fotografada nua. Mas li a biografia com atenção e a história dela é muito triste.

Unknown disse...

interessante...

Paulo Cunha Porto disse...

Querida Joaninha,
as etiquetas pretendem introduzir um elemento de escapismo, por vezes...

Mas tenho de deixar claro que a Menina Patti até há bem pouco, também Se apresentava em camisolinha de alças!
De qualquer forma, a Page era vocadionada para uma profusão de atavios propiciatórios de caloreira...

Querida Ana,
é. Mas gosto da resistência em não se deixar fotografar nas poses equivalentes em udade avançada, quer pela preservação do Belo que e quando se detectava, quer por contrariar a suspeita de total mercenarismo.

Meu Caro Victor Afonso,
grato. Volte sempre, é com prazer que O recebo cá.
Beijinhos e abraço